O Guia sincerão pra te ajudar na transição: muitos links para você explorar

2.5.17

Esse post é especial pra você caro leitor que assim como eu está em transição. Mas serve e muito pra você que está pensando em começar esse processo tão encantador, cheio de descobertas, divertido e que de vez em quando vai te deixar louca. O nome é um pouco assustador mesmo, mas no final da tudo certo. Confia em mim e deixa rolar.

O objetivo desse guia nada mais é do que dar dicas sobre tudo o que acho importante vocês saberem sobre a transição capilar. Como já passei por isso uma vez eu sei de algumas coisas e continuo lendo e vendo muito sobre técnicas e essa chuva de produtos. Então, vamos lá?! 

Transição Capilar:
A transição capilar nada mais é do que deixar de passar qualquer química que alise os cabelos para assumir o seu natural.
1- Por onde começo? 
Primeiramente, é necessário que você PARE com a química, logicamente e também se possível para de usar o bom e velho secador + chapinha, isso vai danificar os cabelos e vai atrapalhar a sua transição.  
1.1- Quanto tempo ela dura?
Ela vai durar até o momento que você achar que deve. Se você está com três meses de transição e quer cortar de uma vez, a sua transição meio que chegou ao fim. Agora, caso ainda não se senta segura e quer deixar crescer por um/dois anos, esse vai ser o seu tempo. Tudo no SEU tempo. Não faça o Big Chop [o famoso grande corte] só por que alguém disse pra fazer. O cabelo é seu, então só corte quando achar que deve.
Tente não surtar no meio do percurso.

Links aqui do blog com várias inspirações: 
É só clicar na categoria beleza, que tem muito mais inspirações. Isso aqui foi só um esquenta.

Vídeos bacanudos pra dar aquela conferida:


Cuidados Capilares - tudo o que você precisa

Como eu estou cuidando do meu cabelo:
Não estou fazendo nada milagroso. Estou apenas treinando a minha paciência e o meu novo mantra é "esquece por um segundo que você tá na transição. Vai dar tudo certo" - é uma frase um pouco grande, mas tem ajudado. Eu não sigo nenhuma técnica especifica e decidi também que vou tentar não pintar o cabelo pra ver no que dá. Sempre tive vontade de ter a cor natural de volta e agora que estou na transição esse é o momento certo. 

Às vezes faço texturização, mas não é sempre que me dá vontade. Então na maior parte do tempo eu tô com o cabelo ~normal~ mas uso bandanas, tiaras ou presilhas.

Gosto muito de fazer umectação com azeite de oliva, meu cabelo fica bem brilhoso e macio e também gosto do cheirinho de azeite que fica 😁 e para tirar o óleo eu faço uma hidratação de amido de milho que para mim é a melhor e às vezes uso condicionador e finalizo com esses cremes que já mostrei aqui. Ah! e tô usando uma vez por semana o shampoo anti-resíduo. 

Óleos naturais e seus benefícios: [tradução literal]
1. Abacate - Revive o cabelo seco e danificado e ajuda a reter a umidade dentro da cutícula
2. Oliva - Impede a caspa e promove a saúde do couro cabelo. Rico em vitamina E além de dar aquela ajudinha no crescimento
3. Coco - Impede a divisão de ''extremidades'', melhora a elasticidade e fortalece o cabelo
4. Jojoba - Ótimo para problemas de couro cabelo como as caspas, dá brilho e repara o dano do calor
5. Argan - Repara os danos foliculares, prefine a queda de cabelo e restaura a suavidade

Chegamos ao fim. Espero que tenham gostado desse montante de link que separei para nos auxiliar nessa jornada que para mim vai ser bem longa mas dessa vez será uma experiência completamente diferente da primeira. Se eu dizer que não tive vontade de desistir, vou estar mentindo, por que por várias vezes eu quis desistir, por que ''alisar o cabelo é bem mais fácil né?" #sqn. Ninguém consegue nada completamente só! Senão fosse o apoio das pessoas combinado com a minha força de vontade talvez eu já teria desistido. 

A jornada é longa, mas no fim de tudo, vai ser só alegria. Então, aproveite cada momento - tudo é um aprendizado. 

2 comentários:

  1. sou cabeleireira e gostei muito das dicas. sem contar que o blog além de bonito é divertido. Continue e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudineia!! Obrigada pelo carinho e fico feliz que tenha gostado! <3
      Muito obrigada mesmo!!!

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Eu sempre respondo todos os comentários, então volte sempre!
* Clique em notifique-me pois quando eu responder uma notificação irá para o seu e-mal.