Ensinem nossas crianças a amarem seus cabelos

10.3.15
Pinterest
Quando eu era criança todos os parentes ao meu redor amavam o meus cabelos longos, cacheados e bem volumosos, mas eu não gostava e arrisco a me dizer que toda cacheada passou por aquela fase de passar muuuuuito creme no cabelo só pra ele não armar ou então vivia molhado pelo mesmo motivo e hoje quando lembro dessas coisas começo a dar risada. Mas hoje, quando vejo minhas primas com vergonha dos cabelos fico preocupada e me sinto na obrigação de ensina-las que os cabelos cacheados e volumosos que elas tem são simplesmente lindos!

Recentemente fiz uma postagem falando da felicidade da Jéssica e a minha ao ver os seus cabelos lindos e bem hidratados e por mais que ela ainda não entenda muito bem o que é isso, ela está passando pela transição [que para quem não saber é o momento em a pessoa deixa de passar qualquer tipo de química nos cabelos para deixa-los completamente naturais].

Por ser uma das primas mais velhas e mais presentes na vida das meninas não sabia o quanto as influenciava [mesmo sem querer] quando escondia a beleza dos meus cachos com a escova e a chapinha. 

Quantas vezes já ouvi das meninas que o cabelo elas eram feios e que eram ruins simplesmente pelo fato de serem cacheados, quantas vezes já ouvi que só por ela ser branca ele tinha que nascer com o cabelo liso e não crespo. Confesso também que nessa mesma época destilava vários discursos de ódio contra os cabelos cacheados/crespos, mas atire a primeira pedra quem nunca fez isso.

Depois que assumi o meu cabelo natural comecei a sentir uma certa diferença em suas atitudes e por mais que elas sejam novas grande parte das coisas ela já entendem e mesmo que não saiba muito tento explicar o que aprendo diariamente e o que vivencio sempre. É importante desde cedo empoderar as nossas crianças, por que além de ser mais ''fácil'' elas podem passar o que lhes foi ensinado para outras amiguinhas que passam por isso também.
Pinterest
Queria abrir esse parágrafo para dizer que se você é mãe ou algum parente que gosta de fazer qualquer tipo de "piada" racista sobre cabelos crespos/cacheados por favor parem agora com essa palhaçada por que isso não tem graça e só deixa as crianças confusas ou até mesmo podem fazer elas odiarem o cabelo que tem. Vocês como adultos e formadores de opinião tem o dever de mostrar que os cachos são belos!

E para finalizar, vou deixar um trecho de um texto [que junto com o tradutor, traduzi livremente.] que achei em que uma mãe faz uma análise sobre um produto para relaxar o cabelos das crianças [http://www.naturalhairkids.com/]. O link do texto todo e original em inglês vou deixar no fim dessa postagem.

Quando uma criança está passando pela transição ela deve aprender lentamente a abraçar as suas novas raízes encaracolados para que o seu cabelo não seja um ''completo'' estranho para ela e quando as extremidades lisas desaparecerem completamente não há nenhuma nenhuma necessidade para uma criança esconder as suas novas raízes, a única coisa que deve ser feita é cortar o que está liso! Mas para eliminar o incomodo que vem com o gerenciamento de duas texturas, a mãe pode fazer penteados trançados ou fazer a boa e velha texturização.  [Leia a análise completa aqui]

E hoje, não só a Jéssica mas a Ana Luiza também está passando pela transição.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Eu sempre respondo todos os comentários, então volte sempre!
* Clique em notifique-me pois quando eu responder uma notificação irá para o seu e-mal.