Um dilema chamado tatuagem e emprego

8.5.14
Quando fiz a minha primeira tatuagem, a primeira pergunta do tatuador foi se eu tinha certeza de que queria fazer naquele lugar (pulso) perguntou umas duas vezes e achei muito legal ele ter perguntado isso porque quem tem tatuagens em lugares ''vistosos'' demoram mais para achar um bom emprego, porque infelizmente a maioria das pessoas acham que tatuagem é coisa de bandido. Sim, eu sei que as coisas estão mudando, mas o preconceito ainda é muito grande.

Sei que algumas profissões são mais tranquilas em relação a tatuagem. Dependendo do emprego tatuagem até ajuda e ''chama o público''. Quando vou ao shopping vejo a loja da chilli beans e a maioria dos vendedores tem o estilo mais alternativo. Mas e se por um acaso eu quisesse fazer uma faculdade mais ''seria''? as chances de não conseguir uma vaga por conta disso é muito grande. Já ouvi pessoas dizendo também que só dos contratantes saberem que você tem tatuagem você pode ser desclassificado.
Parei para refletir sobre esse assunto porque depois que decide cursar pedagogia fiquei meio ''preocupada'' com as minhas tatuagens. Porque uma vez minha irmã me contou que um professor ia pedir demissão por ter que esconder as suas tatuagens e isso é uma coisa que definitivamente não vou conseguir e nem quero fazer. Sei que não vou conseguir esconder as minhas porque elas são bem vistosas, tatuagens que somente uma manga três quartos esconde, no frio tudo bem mas e no calor? COMO FAZ?!
Fiz as minhas tatuagens para serem mostradas, tatuagens também são uma forma de se expressar.
Quando era chamada para alguma entrevista de emprego ficava com receio da moça ver a minha tatuagem e me 'desclassificar' por conta dela, mas acho que isso nunca me aconteceu (prefiro acreditar que eu não tinha experiência suficiente para tal cargo) na maioria das vezes até escondia para ninguém ver. Será que um dia as pessoas vão deixar de esconder as suas tatuagens para conseguir um emprego? ou melhor, será que algum dia as pessoas que contratam não iram dizer que apesar de ser boa não vão me contratar porque tenho tatuagem?
Até quando nós seremos julgados pela nossa aparência?
São pensando nessas coisas que a minha vontade de ser professora aumenta cada dia mais porque nossas crianças são o futuro para uma sociedade mais tolerante e com menos preconceito e sim, eu sei que a educação vem de dentro de casa primeiro mas quem disse que os filhos não podem ensinar os pais, hein? Ensinar para as crianças que não tem nada de mais ver uma pessoa tatuada e mostrar para ela que ter desenhos em sua pele não a torna uma má pessoa ou uma pessoa incapacidade de fazer algo grandioso.

2 comentários:

  1. Eu quero tanto fazer uma tatuagem um dia,uma bem simples porém que retrate meus sonhos,mas hoje em dia ter uma tatuagem se resume ser olhado estranhamente principalmente quando o assunto é emprego,mas amo quem tem tatuagem porque quem tem é uma pessoa de personalidade e não liga para o que as pessoas pensam!
    Adorei o blog flor tem um conteúdo incrível e te convido a conhecer o meu e tem um sorteio super fofo sem aquelas regras super chatas rsrs
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/2014/05/my-big-stoysorteio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Por mais que hoje seja um pouca mais tranquilo muita gente ainda olha torto, infelizmente.
      Obrigada, obrigada!
      Adoro, vou visitar sim!

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Eu sempre respondo todos os comentários, então volte sempre!
* Clique em notifique-me pois quando eu responder uma notificação irá para o seu e-mal.