Todas somos Hermione Granger

4.3.14
Hermione Granger, uma dos protagonistas, tem cabelos incontroláveis, indomáveis e livres. Na literatura, são caracterizados como fios castanhos, cacheados e volumosos, apelidados carinhosamente pela autora J.K. Rowling de “juba”. De fato, Hermione é um leão.

Assim como ela, você é incapaz de domar o seu cabelo. Muitos podem argumentar que na atualidade existem muitas técnicas à nossa disposição que permitem a modelagem dos fios na forma que nós queremos, tais como produtos alisantes, xampus e finalizadores. Verdade. Mas isto não torna inválida a minha afirmação anterior. Todos esses processos são apenas temporários. Mesmo que você faça alisamentos, após 6 meses, ou até um ano, o seu cabelo aparece como realmente é. Escovas e chapinhas duram até a próxima chuva. Cremes seguram os seus fios por um tempo,  mas vão embora com a lavagem ou com o clima. Seu cabelo acordou do jeito que você quer hoje, mas amanhã o bichinho já virou um fuá.  A realidade é simples: cabelos não podem ser fisicamente domados por nós. Por três anos eu achei que eles poderiam. Por três anos eu tentei controlá-los, contê-los, limitá-los a existência de um cabelo medíocre. A aceitação é um processo. Começa com um pensamento que te diz “esta aí no espelho não é você” e termina no momento que você decide assumir quem é.
Hermione prova a efemeridade de cabelos domados: Quando estava no quarto ano, houve um importante baile na escola de magia de Hogwarts. Para a ocasião, ela eliminou os cachos em um penteado com a ajuda de cremes e produtos. No outro dia, porém, a autora enfatiza que os cabelos da menina já haviam voltado ao normal: gigantes, volumosos e poéticos. Não nego: nos filmes, os fios de Hermione foram controlados, alcançando tons mais loiros e aspecto mais liso. Mas a Hermione dos livros jamais mudou. Ela aceita a liberdade dos seus fios, ela os assume como são, fazendo parte de si, fazendo dos cabelos uma característica tão importante quanto qualquer outra. Os cabelos não são um detalhe ínfimo. Não é atoa que ela é uma personagem tão forte, enfrentando batalhas, medos e até a própria personalidade. Muitas vezes, a aceitação de como somos já é uma tarefa complicada o suficiente. O cabelo é somente a ponta do iceberg. Nossos fios são um reflexo de nossa personalidade. Qual a mensagem que cabelos oprimidos por alisamentos transmitem? Como seriam os cabelos de uma pessoa totalmente livre?
Todas somos Hermione Granger. Algumas apenas não descobriram ainda.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Eu sempre respondo todos os comentários, então volte sempre!
* Clique em notifique-me pois quando eu responder uma notificação irá para o seu e-mal.