Atrasado mas, feliz dia ♡

10.3.14
Algumas pessoas acham que o dia oito é o dia das mulheres ganharem flores e serem respeitadas pelo dia tão importante, mas é engraçado que a maioria não fazem a maior ideia do que aconteceu. Acham que o dia internacional da mulher é o dia de ''de flores para a sua 'amada''. Poucos sabem que no dia oito em Nova Iorque operárias de uma fábrica de tecido fizeram uma greve para reivindicar melhores condições de trabalho, como redução da carga horária, equiparação salarial e receberem um tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Mas como toda greve, essas mulheres foram reprimidas e foram trancadas dentro da fábrica que foi INCENDIADA! Cerca de 130 mulheres morreram carbonizadas.

O dia 8 de Março, foi criado em homenagem a essas mulheres que morreram lutando por seus direitos.

Vale lembrar também que a única pessoa que ganhou dois Prêmios Nobel em física era uma mulher. Em 1903 Madame Curie, juntamente com o seu marido Pierre Curie ganhou o seu primeiro prêmio por fazer descobertas sobre a radioatividade  e o outro nobel, Madame recebeu sozinha por descobrir dois elementos químicos: o Rádio e o Polônio. Tivemos também Rosa Parks que ficou conhecida como a ''Mãe do movimento pelos direitos civis negros'', tudo isso porque no ano de 1955 ela se recusou a cede o assento do ônibus a um homem branco (estava sentada em um ônibus superlotado para voltar para casa quando o motorista ordenou aos negros que se levantassem para que os brancos pudessem sentar) o que começou uma revolução nas relações raciais.

Na década de 70, Ângela Davis era uma professora e filosofa que alcançou notoriedade sendo integrante do partido comunista Panteras Negras por sua militância pelo direito das mulheres e contra a descriminação racial nos Estados Unidos e por ser personagem de um dos julgamentos mais polêmicos e famosos da história. Falando ainda me comunismo temos a pintora mexicana Frida Kahlo que também era militante no movimento. Outra importante mulher revolucionária foi Olga Benário Prestes que também defendia o comunismo e lutava para acabar com a desigualdade e as injustiças sociais.

Norma Jeane, mais conhecida como Marilyn Monroe é considerada um símbolo sexual mais conhecido e falado de todos os tempos sua icônica persona loira e sensual revolucionou para sempre a indústria do cinema e, até hoje, é muito influente na cultura popular e a para finalizar temos também Leila Diniz que foi uma figura marcante por ter uma personalidade ousada. Em sua curta existência, ela conseguiu romper inúmeros tabus da sociedade brasileira, àquela época vivendo sob a ditadura militar.

O que quero dizer é: O dia 8 de Março foi criado para que nós possamos discutir o papel da mulher na sociedade e lembrar de TODAS que fizeram algo para mudar a história. Seja na ciência, na politica, na televisão, não importa. Por isso que todo o dia é dia de lembrar do feito das mulheres, não é apenas um dia para se dizer parabéns e dar a nós, uma simples flor. Melhor que uma flor somente o respeito que não deve ser só no dia oito e sim todos os dias!
Ref: InfoEscola, sua pesquisa e danizudo

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Eu sempre respondo todos os comentários, então volte sempre!
* Clique em notifique-me pois quando eu responder uma notificação irá para o seu e-mal.