O dia que entrei para a faculdade

18.1.14

Antes de começar a escrever este texto quero avisar que sou uma ex futura publicitaria, ano passado tranquei o curso (estava começando o segundo ano) e desde então não sei o que quero cursar, pensava que estava no caminho certo e que uhul teria um emprego legal em uma agência publicitaria mas não foi isso que aconteceu. Cursei apenas um ano e percebi que realmente não era algo que queria fazer pelo resto da vida. Quando disse para minha mãe que queria trancar ela virou o bicho, mas mesmo assim resisti e quis trancar pois seria mais dinheiro "jogado fora" fazendo algo que não gosto (como aconteceu no SENAI). Mas enfim, fui "bixete" e fui veterana consegui aproveitar e aprender muitas coisas. Ah, estudei na UNIP. Estou fazendo esse texto mais para compartilhar a minha breve experiência enquanto bixete/aluna/veterana. Lembre sempre: cada lugar um lugar cada lugar uma lei.

Sobre o primeiro dia de aula e o que levar: No meu primeiro dia de aula levei uma bolsa, um caderno e estojo mas tudo foi bem simples, até porque como já imaginava naquele dia não teria aula, tento assim somente a zoeira dos veteranos. Só que antes os professores e coordenadores fazem um passeio com os alunos para conhecerem o campus.

Trote, OMG: Aqui em Bauru as aulas começam primeiro para os veteranos, para prevenir que os trotes não aconteçam, mas caso aconteça não precisa se preocupar com isso, eu adorei participar e me ajudou muito na hora de fazer amizades com meus colegas de claro e conhecer os veteranos. Mas, o que é trote? O trote é espécie de rito de passagem para comemorar a aprovação no vestibular. Com o intuito de integrar os novos alunos na rotina do campus universitário, os veteranos do curso promovem uma série de brincadeiras. Lembrando que: VOCÊ NÃO É OBRIGADO A PARTICIPAR E NINGUÉM PODE E NEM DEVE TE FORÇAR A ISSO. O trote NÃO é permitido dentro do campus. IMPORTANTE: Não usem roupas novas nesse primeiro dia.

Existe também o trote universitário, caso a escola não faça vocês podem sugerir que façam. No trote solidário são atividades assistencialistas, organizadas geralmente pela faculdade que envolvem a coleta de alimentos não-perecíveis e roupas, doados posteriormente para creches, asilos e orfanatos, bem como campanhas de doação de sangue para hospitais e centros de saúde.

No estado de São Paulo, há uma lei que proíbe a prática do trote violento nas universidades. De acordo com a legislação, o trote não é permitido quando promovido "sob coação, agressão física, moral ou qualquer outra forma de constrangimento que possa acarretar risco à saúde ou à integridade física dos alunos".  A lei ainda obriga a direção das faculdades públicas a adotar medidas preventivas para impedir a prática do trote e a responder por omissão ou condescendência nos casos de abuso. O texto também prevê a aplicação de penalidades aos universitários, incluindo a expulsão da escola. 
 ''bixete'' 2012 (Saudade)  Para tirar tudo isso demorou um pouco, mas valeu a pena.

Fim da bagunça, e que comecem as aulas: Bom, nesse mesmo ano troquei de caderno algumas vezes. Eu usei um caderno de 96 folhas por uns meses, depois mudei para um de dez matérias e migrei definitivamente para um caderno fichário (ah, e usei também o cadernos com argolas que não gostei muito) que foi a melhor coisa do mundo pois não queria usar um fichário por ser muito grande ter que carregar na mão. Meu estojo era grande e tinha muitas canetas coloridas, pois naquele ano trabalhava em um papelaria, então já viu né, comprava todas as canetas fofas que chegavam.

Pelo menos em PP não foi preciso comprar livros, pois nós ganhávamos apostilas que eram para as aulas online, fora isso os professores imprimiam as matérias ou passam slides ou escreviam na lousa mesmo. O legal desse curso é que desde do inicio tivemos que escolher um grupo e nos dividir em agências por conta das atividades. Pois em publicidade temos sempre que trabalhar em equipe. Até porque, ninguém consegue fazer nada sozinho.

Sobre o que roupas usar: Quem sou eu para dizer o que é legal ou não usar, né? Mas o que sempre digo é use uma roupa confortável. Uma das coisas que vocês iram ver com muita frequência são meninas de roupas justas e salto alto, mas também vão existir as que estarão de chinelo e shorts (como eu ia). A única coisa ruim de usar salto são as escadas. Optem por chinelos,sandálias, sapatilhas e tênis. Usem saias, shorts, calça, bermuda e por ai vai. O importante é se sentir bem.

Sobre horários: Respeitem! Se a aula começa as 19:30 cheguem as 19:30, fácil né? Assim não atrapalha a aula e nem os alunos que querem aprender, porque querendo ou não quando um aluno chega atrasado ele chama atenção e acaba dispersando a sala. Agora, caso não consigam porque trabalham ou moram em outra cidade a história é outra. Casos são casos.

E por hoje é só pessoal, para os que estão prestes a começar PARABÉNS e muita sorte nessa nova caminhada. 
A força de vontade deve ser mais forte do que a habilidade - Muhammad Ali
Beijos, Aloha! 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Eu sempre respondo todos os comentários, então volte sempre!
* Clique em notifique-me pois quando eu responder uma notificação irá para o seu e-mal.